Artistas e escritores promovem ação literária no Rio São Francisco 


A mais nova ação social do Barco-Museu da Coleção Karandash, projeto cultural iniciado pelos artistas Maria Amelia Vieira e Dalton Costa, vai levar para três comunidades do rio São Francisco a Festa Literária Ribeirinha. O evento, que é beneficiado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e tem como patrocinadores o Banco do Nordeste, o Hotel Ritz Lagoa da Anta e o Hotel Ponta Verde, vai proporcionar a centenas de pessoas um contato mais aprofundado com a literatura através de oficinas que exercitam a criatividade, bate-papo com escritores e exposições de arte.

De acordo com Maria Amelia Vieira, artista e coordenadora-geral da Festa Literária, o grande diferencial do projeto é que ele é realizado por pessoas diretamente ligadas à arte e a literatura. "Além de mim e do Dalton, que somos artistas, contamos também com as escritoras Simone Cavalcante e Cláudia Lins, que são responsáveis por mediar o contato dos ribeirinhos com a literatura", diz Maria Amelia, acrescentando que o evento vai contar, também, com oficinas de narração de histórias, escrita criativa, ilustração e fotopoemas - esta última ministrada pelo fotógrafo Juarez Cavalcante e por Dalton Costa. 

Festa Literária 

Ao todo, três comunidades que se localizam nas margens do rio São Francisco serão contempladas pelo projeto. "A Festa Literária é só o primeiro passo de uma ação ainda maior", conta Maria Amelia. Ao longo de seis meses, alguns moradores da Ilha do Ferro, Entremontes e Ilha de São Pedro irão receber uma "bolsa-auxílio" no valor de um salário mínimo para dar continuidade às ações propostas. Esses "agentes de leitura" terão a responsabilidade de emprestar livros, conversar com os leitores sobre as obras e até sugerir novos autores e títulos. "É uma forma de estimular o hábito da leitura numa região isolada e com poucas bibliotecas", diz a coordenadora.

 

Assessoria Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea

Facebook



Leia Também


  • Festa Literária Ribeirinha
  • Projeto cultural do Museu Coleção Karandash incentiva o hábito da leitura no sertão
  • Barco-Museu da Coleção Karandash leva Festa Literária para o rio São Francisco